CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS

O Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação Observatório do Livro e da Leitura foi implantado em 2008 e, desde então, tem produzido indicadores e realizado análises e investigações sobre temas relacionados aos segmentos do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

O Centro de Estudos e Pesquisas realiza suas atividades com financiamento, patrocínios e recursos concedidos por editais de seleção pública e também presta consultorias a instituições do terceiro setor, empresas e órgãos públicos. No caso de estudos e pesquisas contratados, a divulgação dos resultados fica a critério dos clientes.

Veja alguns dos trabalhos realizados pelo Centro de Estudos e Pesquisas:

Coordenação da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2

Cliente: Instituto PróLivro

Maior estudo realizado até então no Brasil para apurar o comportamento leitor da população brasileira, com pesquisa de campo efetuado pelo Ibope Inteligência. A partir de metodologia desenvolvida pelo Centro de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc/Unesco) para os países da América Latina, a pesquisa mostra dados importantíssimos para todos os atores sociais que trabalham livros, leitura e bibliotecas no país, e deu origem ao volume 1 do livro Retratos da Leitura no Brasil , bem como à série do mesmo nome, que já publicou o volume 2 e o volume 3 , que também podem ser baixados gratuitamente, com as íntegras das pesquisas com análises feitas por especialistas.

Impacto das Políticas Municipais de Leitura no IDEB

Cliente: Fundação Santillana
 
A influência das políticas municipais de leitura sobre indicadores que medem o desempenho escolar no Ensino Fundamental, como é o caso do IDEB
SAIBA MAIS

Estudo Desoneração Fiscal e o Preço do Livro no Brasil

A adoção, em 2004, da alíquota zero para o PIS e Cofins, que ainda incidiam sobre a produção, distribuição e comercialização de livros no Brasil, foi responsável por estancar a onda de falência entre editoras e livrarias na primeira metade da década de 2000. Mas também resultou no lançamento de coleções de bolso, com livros mais baratos e refletiu numa ligeira queda nos preços logo nos primeiros anos.
SAIBA MAIS

Pesquisa Venda de Livro Porta a Porta no Brasil

Cliente: Associação Brasileira de Difusão da Leitura (ABDL)
 
Com a expansão da Classe C, o tradicional segmento de venda de livros no chamado porta a porta registra uma nova onda de crescimento no Brasil.
SAIBA MAIS

Estudo sobre o Livro Digital no Brasil

Clientes: Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
 
No momento em que editoras e livrarias se preparam para ingressar no mercado de livros digitais, saber o que pensam e como reagem os consumidores, em diversas regiões do país, a respeito do uso dessa nova tecnologia como forma de ampliar a democratização do acesso ao conhecimento ajuda a balizar decisões e as escolhas das empresas que atuam no negócio do livro no Brasil.
SAIBA MAIS

A Leitura Entre a População Afrodescendente no Brasil

Cliente: Fundação SM
 
Para apoiar a formulação de novas políticas afirmativas para a população afrodescendente no Brasil, que representa mais da metade dos brasileiros, são recortados e analisados dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil com foco somente entre aqueles que se identificam, segundo os critérios do IBGE, como “pretos” ou “pardos”.
SAIBA MAIS

Estudo Sobre Cheque-Livro em Estados e Municípios

Cliente: Fundação Victor Civita
 
Os programas de distribuição de cheque-livros e cartão-livros, com crédito para a compra de livros por professores e alunos de redes públicas nas feiras de livros, têm sido responsáveis, em boa parte, pelo sucesso desses eventos país afora.
SAIBA MAIS

Retratos da Leitura em Ribeirão Preto

Cliente: Fundação Feira do Livro
 
A implantação de uma rede de 80 pequenas bibliotecas de bairro mais uma feira nacional de livros e vários projetos de fomento iniciados, em 2001, na sequência da primeira Lei do Livro em um município brasileiro, aumentaram os indicadores de leitura em Ribeirão Preto (SP) de 2 livros lidos por ano para 9,7.
SAIBA MAIS

Pesquisa Comportamento Leitor na População de Jovens e Adultos

Como a implantação de clubes de leitura Palavra Mágica em escolas da rede oficial de ensino, no turno da noite, elevou os indicadores de leitura entre recém-alfabetizados e jovens e adultos que voltaram a estudar.
SAIBA MAIS

Retratos da Leitura Entre os Evangélicos no Brasil

Cliente: Associação Brasileira de Editoras Cristãs (ABEC) 

Estudo sobre o comportamento leitor da população evangélica no Brasil, suas preferências por livros, autores mais lidos e modos de leitura.
SAIBA MAIS

Estudo Sobre Desoneração de Editoras Gráficas no Brasil

Cliente: ABIGRAF (Associação Brasileira das Indústrias Gráficas)
 
A exemplo do que aconteceu com as editoras, livrarias e distribuidoras, a desoneração de impostos no primeiro elo da produção de livros, que é a impressão gráfica, poderia ocasionar ganhos importantes para a indústria editorial brasileira, com reflexos na ponta.
SAIBA MAIS