Imagem

QUEREMOS OUVIR VOCÊ!

1
Clique em "Curtir" no Facebook do Observatório do Livro e da Leitura e seja notificado para ver mais informações.
2
Deixe sua dúvida ou comentário!
Lorem Pixel
Um time de especialistas e gestores de sucesso vai ensinar, em 10 passos, como novos prefeitos e dirigentes municipais de Educação, que acabam de assumir o cargo, podem transformar os riscos iniciais dos primeiros 100 dias em uma alavanca poderosa para uma administração bem sucedida e bem avaliada pela população.

E venha aprender, com o MEC, como conseguir para sua cidade e utilizar bem os recursos federais existentes na Educação, e nem sempre aproveitados pelas prefeituras.

COMO SERÁ A JORNADA

  • Transmissões ao vivo pela internet
  • Como implantar e usar o portal Conviva, da Undime, totalmente gratuito
  • Diariamente, de segunda a quinta-feira, das 16h às 17h
  • Vídeos ficarão disponíveis para serem compartilhados pelo(a) prefeito(a) e/ou dirigente municipal de Educação com a equipe
  • Materiais complementares gratuitos para baixar

PROGRAMAÇÃO

1º DIA - SEGUNDA-FEIRA (10/04/2017) - Módulo 1 - 16 h

Abertura
Galeno Amorim, Presidente da Fundação Observatório do Livro e da Leitura
Eduardo Tadeu Pereira, Presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM)

Porque prefeitos e prefeitas só têm a ganhar apostando na Educação
Rebeca Otero, Coordenadora de Educação da Unesco

Como a educação vai impactar positivamente a gestão
André Lemes da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Rio Grande/RS e
Presidente da Undime/RS e Região Sul

Porque a democracia qualifica a Educação
Adenilde Stein Silva, Dirigente Municipal de Educação de Domingos Martins/ES, Presidente da Undime ES e Secretaria de Articulação da Undime

2º DIA - TERÇA-FEIRA (11/04/2017) – Módulo 2 - 16h

Trabalhar a Educação é cuidar do coração da cidade!
Cesar Nunes, educador e professor da Unicamp

O que muda com o Plano Nacional de Educação
Maria Edineide de Almeida Batista, Secretária de Finanças da Undime

Professores, pessoal e políticas de RH
Iolanda Barbosa da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Campina Grande/PB e Presidente da Undime/PB

Programas e projetos do MEC para os municípios
Alessio Costa Lima, Presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/CE

3º DIA - QUARTA-FEIRA (12/04/2017) – Módulo 3 - 16h

O projeto pedagógico e a política de educação no seu município
Maria Edineide de Almeida Batista, Secretária de Finanças da Undime

A administração da Educação
André Lemes da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Rio Grande/RS e Presidente da Undime/RS e Região Sul

A estrutura da rede municipal de ensino
Iolanda Barbosa da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Campina Grande/PB e Presidente da Undime/PB

Alimentação na Rede de Ensino Municipal
Adenilde Stein Silva, Dirigente Municipal de Educação de Domingos Martins/ES,
Presidente da Undime ES e Secretária de Articulação da Undime

O Transporte e o Direito à Educação
Manuelina Martins, Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/MS, Vice-presidente da Undime e Presidente da Undime/MS

4º DIA - QUINTA-FEIRA (13/04/2017) – Módulo 4 - 16h

Porque uma gestão bem sucedida na Educação contagia toda a Administração
Eduardo Tadeu Pereira, Presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM)

Orçamento: como financiar as políticas de educação no seu município
Manuelina Martins, Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/MS, Vice-presidente da Undime e Presidente da Undime/MS

Onde buscar recursos extraorçamentários
Alessio Costa Lima, Presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/CE

QUEM VAI CUIDAR DA JORNADA

Galeno Amorim

Presidente do Observatório do Livro e da Leitura

Foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional e responsável pela criação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e é ex-secretário municipal

Edu Tadeu

Presidente da Associação Brasileira de Municípios

Licenciado pela PUC de São Paulo e Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp, foi duas vezes prefeito de Várzea Paulista (SP).

O QUE ESTÃO FALANDO SOBRE A JORNADA DOS 100 DIAS NA EDUCAÇÃO!

UNESCO no Brasil diz que novos prefeitos
devem priorizar educação
João da Silva


Os novos prefeitos e dirigentes municipais de Educação que vão completar, em abril, seus primeiros 100 dias de governo, devem se preocupar muito mais com os investimentos na Educação Básica. O recado é da coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero, que vai abrir, no dia 10 de abril, a Jornada dos 100 Dias na Educação, que reunirá prefeitos e dirigentes de Educação dos municípios brasileiros.

 

Além de apresentar dados recentes que mostram os desafios que os novos gestores deverão enfrentar, a coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil enfatiza os caminhos já traçados para que se cumpra os marcos e compromissos nacionais e internacionais assumidos, respectivamente, no Plano Nacional de Educação e na Agenda 2030 de Educação. Rebeca Otero demonstra a importância da garantia do direito à Educação e explica como o acesso a esse direito também garante outros direitos, como o direito à saúde, por exemplo. Além disso, para a coordenadora, a educação também impacta positivamente no desenvolvimento sustentável.

 

A Jornada dos 100 Dias na Educação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e da Fundação Observatório do Livro e da Leitura e terá 4 dias de duração. A novidade é que, pela primeira vez, será realizada exclusivamente pela internet, com palestras, conferências e debates online.

 

Segundo levantamento da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), houve uma renovação de mais de 80% nas administrações nas últimas eleições municipais. O presidente da Undime, Alessio Costa Lima, alerta que as prefeituras devem adotar várias medidas na área já nos primeiros meses da gestão, a fim de evitar transtornos e problemas sérios mais adiante.

Os prefeitos e dirigentes municipais de Educação também vão descobrir como, em tempos de crise, obter recursos de projetos e programas do Ministério da Educação. Para o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, mesmo prefeitos que já exerceram a função no passado precisam estar mais atentos, em 2017, por causa das novas obrigações trazidas pelo Plano Nacional de Educação.

 

O formato de evento virtual foi testado com sucesso pelo Observatório durante Conaler, 1º Congresso Nacional de Leitura 100% online, que teve 5.668 participantes. Segundo seu presidente, Galeno Amorim, esse tipo de evento online abre oportunidades para mais gestores participarem e também representa economia de custos e de tempo nas agendas dos gestores.

 

Boa parte dos palestrantes são atuais e antigos secretários municipais de Educação que tiveram gestões bem-sucedidas em áreas como Administração, Alimentação, Transporte, Democracia e Projeto Pedagógico e agora vão compartilhar suas experiências com os novos gestores. A Undime disponibiliza, gratuitamente, um portal (www.convivaeducacao.org.br) para as prefeituras que quiserem fazer online a gestão das políticas de Educação sem precisar investir em plataforma própria.

 

As vagas para a Jornada dos 100 Dias na Educação são gratuitas, porém limitadas.

 

As inscrições podem ser feitas na página:

www.observatoriodolivro.org.br/jornada.


Maiores informações:
Assessoria de Imprensa: Mariangela Amorim
Telefone: (16) 9 8245-0014 – E-mail: mariangelapamorim@gmail.com
Jornada dos 100 Dias quer
tocar coração dos prefeitos
A Jornada dos 100 Dias na Educação terá, em seu segundo dia, uma conversa direta e franca para falar diretamente ao coração dos novos prefeitos. O professor da Unicamp Cesar Nunes, educador e autor de vários livros sobre o tema, foi escalado para fazer um apelo para que os gestores, cuja renovação foi de mais de 80% nas últimas eleições, dêem mais atenção à área. O tema da palestra será “Trabalhar a Educação é Mexer Com o Coração da Cidade”.

Na mesma linha já abordada no primeiro dia do evento, que é realizado exclusivamente pela internet, Cesar Nunes dirá, a partir de exemplos práticos, porque priorizar a educação pode ser uma excelente opção estratégica e política para as administrações.

Estão previstas, ainda, as palestras “O Que Muda com o Plano Nacional de Educação”, com Maria Edineide de Almeida Batista, Secretária de Finanças da Undime; “Professores, Pessoal e Políticas de RH”, com Iolanda Barbosa da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Campina Grande (PB) e Presidente da Undime no Estado; e “Programas e Projetos do MEC para os Municípios”, com o presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE).

A Jornada dos 100 Dias na Educação é organizada pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) e Fundação Observatório do Livro e da Leitura. As perguntas e os debates podem ser feitos na própria página da transmissão do evento, que vai até quinta-feira, com início sempre às 16 horas e cerca de hora diária de programação.

Ao todo serão 15 palestras, proferidas por especialistas e dirigentes de Educação com experiências bem sucedidas em temas como Democracia, Projeto Pedagógico, Alimentação, Administração, Pessoal, Transporte e Orçamento, entre outros. Um dos destaques da programação será como viabilizar recursos fora dos orçamentos para enfrentar a crise que afeta a maioria das prefeituras do país.

As inscrições para a Jornada dos 100 Dias na Educação podem ser feitas, gratuitamente, em www.observatoriodolivro.org.br/jornada.


PROGRAMAÇÃO DO 2º DIA - TERÇA-FEIRA (11/04/2017) - 16h

Trabalhar a Educação é cuidar do coração da cidade!
Cesar Nunes, educador e professor da Unicamp

O que muda com o Plano Nacional de Educação
Maria Edineide de Almeida Batista, Secretária de Finanças da Undime

Professores, pessoal e políticas de RH
Iolanda Barbosa da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Campina Grande/PB e Presidente da Undime/PB

Programas e projetos do MEC para os municípios
Alessio Costa Lima, Presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/CE