Jornada da Leitura 6.0 tem lives imperdíveis com escritores
especialistas sobre os benefícios da leitura para idosos
A 2ª edição do evento, gratuito e on-line, terá programação de três dias com destaques nacionais e internacionais que abordarão a importância da leitura literária para o bem-estar e o envelhecimento ativo e saudável

É muito fácil conhecer um recorte da população brasileira que lê mais do que se imagina. Trata-se dos idosos do projeto Clube de Leitura 6.0, que apenas em Ribeirão Preto (SP) somam 348 participantes espalhados pelos 19 grupos existentes na cidade e que leem, em média, quatro obras por mês. Eles estarão ainda mais conectados entre os dias 26 a 28 de abril numa programação imperdível.

Trata-se da 2ª edição da Jornada da Leitura 6.0, que neste ano traz também uma atração internacional. Mestre em Trabalho Social, com pós-graduação em Direito do Envelhecimento e representante do Movimento #StopIdadismo em Portugal, José Carreira será um dos destaques. E não fica por aí. Referência nos estudos sobre gêneros e envelhecimento, a antropóloga e colunista da Folha de S. Paulo Mirian Goldenberg estará na live de abertura, no dia 26.

Ela acaba de lançar o livro “A invenção de uma bela velhice”, no qual apresenta questões indispensáveis para os velhos de hoje, e também para os velhos de amanhã, conquistarem uma “bela velhice”, segundo define a autora. “Encontrar um projeto de vida, buscar o significado da existência, valorizar a liberdade, alimentar a felicidade, cultivar a amizade, viver intensamente o presente, aprender a dizer não, respeitar as próprias vontades e verdades, vencer os medos e dar muitas risadas”, adianta Mirian.

O evento, que será transmitido pelo Facebook e YouTube, das 16 às 18 horas, contará, ainda, com convidados como o escritor Antônio Torres, ocupante da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras. Outros destaques ficarão por conta da escritora e jornalista Januária Cristina Alves; Luiz Antônio Aguiar, escritor com mais de 100 livros publicados; Ney Messias, profissional de Educação Física, especialista em gerontologia e ativista do envelhecimento ativo e Patrícia Freitas, humanoterapeuta, psicanalista e educadora.

Vale lembrar que a jornada é uma das atividades do Clube de Leitura 6.0 em Ribeirão Preto que, enquadrado na Lei do Idoso, é realizado pelo Observatório do Livro em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e recebe o patrocínio de Americanas, UOL, Valid e NitroQuimica. 

As vagas para participar do evento são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do link https://observatoriodolivro.org.br/jornada-leitura-60

Profissionais se reinventam e assumem trabalhos voluntários
com grupos de idosos do projeto Clube de Leitura 6.0
Histórias de mediadoras de leitura se misturam com as vivências dos 1.692 
membros dos clubes espalhados por 68 municípios do estado de São Paulo

Professora da rede municipal na cidade de São Paulo, Mônica dos Santos Castellano Rodrigues sempre gostou de ler. Atuando no Ensino Fundamental 1, na Educação Infantil e, mais tarde, no Sindicato dos Professores Municipais, ela revela que nunca deixou a literatura de lado. Disposta e inquieta, ao aposentar-se reuniu sua expertise ao prazer da leitura mais a vontade de continuar a crescer, pessoal e intelectualmente, e, em 2021, inscreveu-se no curso de Biblioterapia do Observatório do Livro. Hoje, aos 61 anos, Mônica é uma das 27 voluntárias treinadas que atuam no projeto Clube de Leitura 6.0, do Observatório do Livro.

O mesmo chamado foi ouvido por Sylvia Helena Bourroul, diretora executiva do Acaia Pantanal, que atua com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano e social do Pantanal por meio de ações educativas

integradas à preservação do bioma. Ela, que é administradora hospitalar concursada no serviço público municipal, estadual e federal, também resolveu, aos 60 anos, fazer o mesmo curso e se diz muito feliz. “O curso de Biblioterapia do Observatório é muito rico e continua sendo, depois de terminado, com as lives de segunda e quarta-feira”, comenta ela, que já atua em dois grupos do Clube de Leitura 6.0 como mediadora.

Há também uma voluntária jovem que encontra, segundo ela, experiência rica na proximidade com os idosos. Aos 33 anos, Edsonia Lopes dos Santos

começou a atuar no Museu Capela de São Miguel Arcanjo, em São Paulo, no início de 2020, quando os grupos do Clube de Leitura 6.0 ainda eram presenciais. Isso foi antes do isolamento social causado pela pandemia. Ela lembra que, no período de transição para o clube on-line, o seu trabalho foi mais auxiliar os idosos na parte tecnológica. “Era ajudar desde a organização da sala de videoconferência e entrar em aplicativos como o Google Meet até acessar a biblioteca virtual Árvore”, observa.

Depois disso, abraçou pra valer a leitura literária. Após a experiência desses dois anos, Edsonia, que é formada em História, partiu para uma segunda graduação em Letras e passou a atuar como revisora de textos. Outro ganho, ela diz, é o contato com pessoas de outras gerações. “Essas histórias de vida trazem outra perspectiva para a minha própria, e isso me fortalece ainda hoje”, confidencia.

O Clube de Leitura 6.0 - Após beneficiar 1.692 idosos na Capital e em mais 68 cidades paulistas, o Clube de Leitura 6.0 abriu seu maior núcleo em um só lugar em Ribeirão Preto (SP), onde está localizada a sede do Observatório do Livro. O município recebeu, até agora, 19 clubes com 322 membros.

Personagens e histórias carregadas de emoções têm marcado o êxito do projeto e impactado a vida dos participantes dos clubes virtuais que funcionam desde o início de 2020 e já geram um número muito superior à média de leitura da população brasileira. “Em tempos tão difíceis como têm sido esses, a leitura literária e os encontros virtuais têm feito a diferença na vida dessas pessoas, propiciando mais convivência e a manter a esperança”, diz o presidente do Observatório e idealizador do projeto, Galeno Amorim.

Ribeirão Preto (SP) - Enquadrado na Lei do Idoso, o Clube de Leitura 6.0 em Ribeirão Preto é realizado pelo Observatório do Livro em parceria com o Conselho Municipal do Idoso. São patrocinadores Americanas, UOL, Valid e NitroQuimica. 

As inscrições para quem quiser participar dos clubes de leitura podem ser feitas pelo link https://observatoriodolivro.org.br/inscricaoclube-60-rp