Apoie as ações do Observatório e

ajude a transformar o mundo pelos livros!

tomates-verdes-fritos

Lorem ipsum dolor,sit amet consectetur adipisicing elit.

Projeto
TOMATES VERDES FRITOS
A leitura literária no tratamento de doenças crônicas

A leitura de livros literários e as sessões de Biblioterapia  individuais ou em grupo ajudam pacientes 60+ a lidar com doenças como o Câncer, o Alzheimer e o Parkinson. O atendimento é gratuito e pode ser realizado à distância ou presencialmente.
tomates-verdes-fritos-1
O objetivo do projeto é  propiciar maior bem-estar físico e emocional aos pacientes em tratamento contra doenças crônicas e/ou neurodegenerativas, por meio da Biblioterapia. A metodologia utiliza como recurso livros de literatura que ajudam a aliviar as tensões e liberar emoções.
tomates-verdes-fritos-2
Carinho e escuta afetiva na relação entre biblioterapeutas e pacientes de doenças crônicas e/ou neurodegenarativas são essenciais para o sucesso do projeto Tomates Verdes Fritos. Os profissionais que atendem também possuem formação em Psicologia.
tomates-verdes-fritos-3
O projeto-piloto acontece desde 2022 em Ribeirão Preto (SP). Após ler o livro, os participantes fazem sessões quinzenais de Biblioterapia. Os encontros para falar da leitura realizada podem ser na casa do paciente, em cafés, livrarias, bibliotecas, parques ou pela internet.
tomates-verdes-fritos-4
Os usuários ocupam seu tempo livre com a leitura de livros de literatura e desfrutam de momentos de entretenimentoacolhimento, escuta empática, reflexão e prazer. Também são apoiados os familiares e os cuidados dos pacientes.

VEJA O QUE DIZ QUEM PARTICIPA:
Depois de um período de vários meses de atendimento, eu consigo perceber que fui abençoado por Deus e que Ele me enviou um anjo com quem eu pudesse conversar sobre minhas dores e ao mesmo tempo me sentir mais aliviado. Isso me deu forças pra seguir em frente e me olhar no espelho todas as manhãs e dizer pra mim mesmo: ainda estou aqui!
inacio_koser
Inácio Koser, 71 anos
Ribeirão Preto, SP
O projeto para mim caiu do céu, porque eu estava precisando de atendimento psicológico para conversar e não tinha condições de pagar uma psicóloga. Aqui eu consigo conversar sobre tudo. Por isso, eu sou realmente muito agradecida a quem criou esse projeto e permite que quem não tenha condições financeiras receba ajuda também.
edna_ofelia
Edna Ofélia da Silva Dias, 71 anos
Ribeirão Preto, SP
Eu já não fico mais sem o atendimento. Acontece alguma coisa, pode ser simples ou grave, eu não tenho pra quem falar, aí eu fico aguardando a sessão. Eu sei que agora eu tenho uma pessoa, eu tenho um dia da semana, porque antes eu não tinha. Eu não sou muito leitora, mas eu acho que as leituras me acrescentam, porque depois eu fico pensando... Eu lembro o que conversamos e o que eu falei sobre a leitura

silvia_lemes
Sílvia Lemes de Oliveira, 78 anos
Ribeirão Preto, SP
O grupo tem sido muito produtivo e importante para mim, porque eu consegui expor coisas que estavam guardadas aqui dentro e isso me aliviou muito. Eu acho que tinha muitas coisas presas dentro de mim e que estavam me machucando, e através do que fomos conversando no grupo consegui, por exemplo, trazer para junto de mim familiares que estavam afastados. Fui me sentindo mais confiante e esperançosa. Consegui ver as pessoas de uma outra forma
maria_ineia
Maria Ineia Cestaro Capelli, 74 anos
Ribeirão Preto, SP
Esse trabalho é lindo e de extrema importância. Tudo que a gente ouve, que a gente aprende, abrange muitas coisas e mexe demais com a gente. Os textos têm tanta profundidade. Apesar dos problemas, que não são poucos, faço questão de não perder o encontro, venho contente.
hilda_pires
Hilda Pires Sampaio, 67 anos
Ribeirão Preto, SP

RESULTADOS DO PROJETO

tomates-verdes-fritos-5
3.386
livros lidos inteiros ou em parte
tomates-verdes-fritos-6
5
biblioterapeutas e voluntários envolvidos
tomates-verdes-fritos-7
8
parcerias com instituições
tomates-verdes-fritos-8
299
pacientes 60+ e seus famialiares e cuidadores já foram atendidos pelo projeto.
tomates-verdes-fritos-9
3.346
é o número de atendimentos realizados em organizações sociais comunitárias, centros de convivência, serviços públicos e instituições de longa permanência.
tomates-verdes-fritos-10

Participe do grupo de apoio

Além do atendimento direto de pessoas idosas 60+ que lidam com doenças crônicas e neurodegenerativas, o Observatório do Livro, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto, também propicia apoio aos cuidadores e familiares dos pacientes.
Os encontros semanais são on-line e gratuitos e contam com profissionais e estudantes com formação técnica e superior na área da Saúde, Serviço Social, Educação, Psicologia e Literatura, com especialização em Biblioterapia e experiência no trabalho com pessoas idosas.
São atendidos familiares, amigos e cuidadores de pessoas idosas com doenças crônicas e neurodegenerativas, para que possam encontrar alívio emocional e apoio para lidar com a tensão física, mental e o luto antecipatório, fortalecendo-se enquanto indivíduos e rede de apoio dos pacientes.
helena
"Ao ler 'O livro dos sentimentos’ eu aprendi que não devo guardar os meus sentimentos só pra mim. E que devo compartilhar com quem amo, mesmo que esteja alegre ou triste."
Helena, filha de paciente
julia_ioshico
"O grupo de apoio tem sido muito interessante e mexe comigo. Depois de ler o livro e ouvir outras pessoas, falarem, a gente reflete sobre coisas pessoais. Estou achando muito bom!"
Júlia Ioshico Miada, 64 anos
debora_barros
"Sou grata à equipe do projeto pelas conversas, histórias, conselhos e as dinâmicas feitas. Estou pondo tudo em prática. Sou ouvida todas as terças-feiras dentro do meu lar."
Débora Barros da Silva, 46 anos
amanda_sousa
Foi uma salvação em meio ao caos em que a vida se tornou, pois cuidar de quem sempre cuidou da gente... é muito desnorteador e desafiador. Lá nós acolhemos e nos sentimos acolhidas, desta forma, sabemos que não estamos sozinhas e que há pessoas que compreendem o momento pelo qual estamos passando. O grupo é formado por pessoas incríveis, psicólogas qualificadas que dão todo o suporte para nós. Fico muito feliz por este grupo ter aparecido quando eu mais precisava. Vida longa ao projeto!
Amanda Sousa, filha de paciente

Nossos apoiadores em 2021/22:

Nossos apoiadores em 2022/23:

Nossos apoiadores em 2023/24: