Voluntários fazem toda a diferença!

Pessoas que atuam como voluntários nas mais diferentes áreas do Observatório, desde a mediação de leitura até funções na equipe meio, fazem a diferença no dia a dia da instituição. Conheça, abaixo, alguns exemplos: 

Imagem black-week
Desde 2021, atuo como voluntária no Observatório do Livro, mediando encontros de leitura com mulheres acima de 60 anos. Trabalhar com mulheres ressignifica minha forma de estar no mundo, e a literatura, com sua força transformadora, constrói pontes entre vivências, afetos e gerações

Paula Aguirrezábal, jornalista, Rio de Janeiro (RJ)
Imagem black-week
O trabalho voluntário no Clube de Leitura 6.0 preenche meus espaços vazios, faz com que eu interaja com pessoas de vivências diferentes das minhas. Abro um leque de aprendizagem através das leituras, as quais jamais pensei obter nessa altura da vida.

Lusia Aparecida Cicone, professora aposentada, São Paulo, Capital

Imagem black-week
Ao me aposentar, em 2017, comecei a sentir falta de uma atividade. Como sempre gostei muito de ler, optei por fazer o curso de Biblioterapia do Observatório e, ao terminar, passei a mediar dois grupos 60 +, onde aprendo a escutar, valorizar e incentivar a fala de cada um.

Mônica Castellano Rodrigues, professora aposentada, São Paulo, Capital
Imagem black-week
Meu trabalho voluntário iniciou após a pandemia, quando conclui o curso de Biblioterapia realizado pelo Observatório e fui atuar com dois grupos. Desde o começo, percebi o quanto o clube de leitura é importante em minha vida. Não consigo mais ficar sem os livros e os novos amigos do grupo.

Noélia Gomes dos Reis, aposentada, Ribeirão Preto (SP)


Tenho formação em Pedagogia e em Letras, e a minha experiência com a mediação de leitura é algo que me engrandece, me dá uma alegria tamanha. Tenho muito prazer no contato com os participantes do Clube do Audiolivro. Eles são incríveis. E olha que comecei em julho de 2020.
 
Gleyce Tavares, servidora pública, Senador Canedo (GO)

Imagem black-week
Para mim, este trabalho que realizo desde 2021, é extremamente gratificante. As participantes se tornaram amigas e gostamos muito das reuniões, criamos fortes laços de amizade e encontros presenciais. Elas se sentem acolhidas e gratas, principalmente pelo período de pandemia que atravessamos juntas.
 
Maria De Fátima Carvalho, professora de Português aposentada, Campinas (SP)

A experiência de ser mediadora em um grupo de leitura, que reúne pessoas 60+, é uma jornada transformadora, um mergulho profundo no universo das palavras e das emoções que elas provocam. O voluntariado aqui me permite crescer, aprender com cada membro do grupo e manter acessa a minha própria paixão pela leitura.
 
Maria Cecilia de Souza, educadora aposentada, São Paulo (SP

Imagem black-week
Encontrei um lugar que me deixa muito feliz. Mesmo aposentada, me sinto na ativa. Sou mediadora de dois grupos de leitura, com participantes dinâmicos e muito comprometidos com a literatura e atividades extras. E sou parecerista do Observatório para os trabalhos das pessoas privadas de liberdade que estão nos Clubes do Cárcere. Isso me deixa muito realizada.

Creusa Maia de Queiroz, professora aposentada, Ribeirão Preto (SP)

image


Endereço

Rua Américo Brasiliense, 1205, casa 7
Centro – Ribeirão Preto SP CEP 14015-050

Fale Conosco
Tel/WhatsApp: (16) 3442-7908
E-mail: atendimento@observatoriodolivro.org.br

Horário de Funcionamento
De segunda a sexta, das 9h às 18h